Os estudantes podem participar do projeto Maratona de Ideias, que acontece totalmente on-line (Foto: Eduardo Freire)

 

“Eu movimento minha cidade” foi o tema da primeira edição do evento e contou com a participação de estudantes de todas as unidades da Rede UniFTC

Quais soluções podem ser sugeridas para enfrentar a Covid-19, evitando o colapso dos sistemas de saúde, a crise econômica e o distanciamento social? Esse é o desafio proposto aos alunos da Rede UniFTC através do projeto Maratona de Ideias, que está com as inscrições abertas até 5 de junho em http://bit.ly/maratonadeideias_uniftc.

Divididos em equipes de 3 a 5 pessoas e com o suporte de um professor mentor, estudantes de todas as unidades da instituição podem participar da atividade que incentiva a interação e uso de habilidades, conhecimentos e competências na busca por soluções criativas. Serão premiadas aquelas equipes que apostarem em tecnologia e inovação sem perder de vista a relevância e a viabilidade dos projetos. 

Em sua segunda edição, a Maratona de Ideias será realizada totalmente online. “Mesmo diante do distanciamento social, podemos ser criativos e disruptivos, fazendo uso da tecnologia e suas funcionalidades para unir nossos alunos e professores na busca por soluções inovadoras para a nossa sociedade. Nossa intenção é que todos os participantes tenham a experiência de compartilhar, aprender e construir de forma colaborativa”, explica Fabrício Oliveira, Gestor do Programa de Inovação e Empreendedorismo da Rede UniFTC e responsável pela coordenação do projeto. 

Toda a comunicação entre as equipes, seus mentores e a coordenação da Maratona de Ideias acontecerá através do Google Classroom. A primeira fase do desafio conta com palestras e oficinas sobre o tema e sobre técnicas de apresentação, que serão realizadas nos dias 16, 17 e 20 de junho. A competição de verdade começa no dia 30 de junho, quando as ideias das equipes serão apresentadas para uma banca. As melhores propostas participam da segunda etapa, marcada para o dia 18 de julho, de onde sairão os três primeiros colocados.

Eu movimento minha cidade – Em sua primeira edição, que aconteceu entre outubro e dezembro de 2019, a Maratona de Ideias abordou o tema “Eu movimento minha cidade” e provocou os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para os problemas de suas comunidades. As equipes que apresentaram ideias mais maduras seguiram para a disputa final, em Salvador. O projeto vencedor foi o aplicativo “Save Life”, que facilita o processo burocrático em torno da doação de órgãos. Os alunos também trouxeram propostas relacionadas ao acesso à saúde pública, descarte consciente de resíduos e diversos outros temas relevantes à sociedade.

|SERVIÇO|

2ª Edição da Maratona de Ideias UniFTC – Quais soluções podem ser sugeridas para conviver com a Covid-19, evitando o colapso do sistema de saúde, a crise econômica e o distanciamento social? |

Inscrições até o dia 5 de junho, através do http://bit.ly/maratonadeideias_uniftc 

Palestras: 16, 17 e 20 de junho

1ª etapa: 30 de junho

2ª Etapa: 18 de julho

Ascom/FTC