Homenageado com a entrega do Título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia, nesta sexta-feira (1), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, condenou a possível extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados, na Amazônia, e o desmonte ambiental no Brasil, durante solenidade proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT) e pelo ex-deputado Yulo Oiticica. Na quinta-feira (31), depois da mobilização e críticas da sociedade, o Ministério das Minas e Energia, do Governo Federal, suspendeu, por 120 dias, a exploração da reserva da área Amazônica a mineradoras privadas.

“Sempre defendemos que a natureza é um dom de Deus, não só para nossa geração, mas para as gerações que virão. Se nós começarmos a destruir aquilo que o Brasil tem de maior riqueza, depois do povo, que a sua natureza, sua diversidade, só em vista do lucro imediato, se permitirmos isso, estaremos prejudicando o próprio país. Nossa luta é despertar a consciência e ser a voz daqueles que não tem vozes, na defesa desse patrimônio imenso que é a natureza brasileira”, refletiu o Arcebispo, que externou sua felicidade com o Título de Cidadão Baiano. “Esse título, penso, vem dizer ‘olha, nós estamos o reconhecendo como um dos nossos’. Isso me dar uma alegria e um certo orgulho também”.

“Como conterrâneos deste grande planeta, temos a obrigação de preservar todo seu patrimônio ambiental e lutar, como ressalta Dom Murilo, contra o desmonte e ameaças que representa a toda diversidade e riqueza natural do nosso país as medidas adotadas pelo governo golpista de Michel Temer”, afirmou Galo.

Além de lideranças religiosas, também participaram da solenidade o governador em exercício, João Leão, a senadora Lídice da Mata, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, os reitores das Universidades Católica e Federal da Bahia, Padre Maurício Ferreira e João Carlos Salles, entre outras autoridades.

Assista o vídeo aqui: https://www.facebook.com/marcelinogalopt/videos/1879926648925179/