Em visita a concessionária de Feira de Santana, o presidente da Toyota para o Brasil, Rafael Chang, afirmou que a economia e a indústria brasileiras estão se recuperando da crise. Com isso, segundo ele, a marca continua se planejando para o futuro, inclusive com o investimento de 1 bilhão de reais na fabricação de um novo carro no país, na unidade de Sorocaba (SP), que é o Yaris, o qual será lançado no próximo ano.

 

“Apesar da crise, a nossa marca tem tido um crescimento sustentável. Todos os anos, o nosso volume de vendas aumenta, e acreditamos que a economia brasileira a indústria em geral já está se recuperando novamente”, afirmou Chang.

 

A visita à concessionária Toyota em Feira de Santana faz parte do cronograma de viagens por todo o país. O objetivo, conforme o presidente da marca, é para conhecer a realidade de cada região e se aproximar das demandas de cada concessionária, além de discutir novas oportunidades e motivação para as equipes.

 

“Em nossa filosofia, a Toyota sempre tem uma oportunidade para melhorar, mas nessa primeira visita achei que a concessionária de Feira está fazendo um bom trabalho em termos de dar para os nossos clientes o melhor serviço”, salientou.

 

“Nós fizemos a expansão da fábrica, na Argentina, onde produzimos a Hillux e a SW4, houve um aumento da capacidade graças ao aumento da produtividade, não só da fábrica na Argentina, mas também da brasileira, e as condições que nós conseguimos reunir de localização de componentes, também para responder aos desafios da taxa de câmbio, que foi desfavorável nos últimos anos. Temos conseguido positivamente responder a estes desafios, e um maior desejo dos mercados na América Latina pelo produto fabricado no Brasil e na Argentina. Isso está levando ao aumento das exportações, que no nosso caso foi de 50%”.

 

Ainda de acordo com Miguel Fonseca, o Etios atualmente é o carro mais vendido da Toyota no Brasil, com quase 70 mil unidades por ano. Em segundo lugar, vem o Corolla (60 mil). Em terceiro está a Hillux (cerca de 35 mil) e a SW4 (11 mil). Na categoria importados, o Prius ocupa o primeiro lugar nas vendas, com cerca de 3 mil unidades anualmente.