Sem categoria

Postado em 18/10/2017 5:19

Encontro reúne líderes de classe de Salvador e região metropolitana

.

Share Button
Um dia dedicado às artes, à cultura, ao diálogo e à educação. Assim foi esta quarta-feira (18) para os estudantes e líderes de classe das 289 escolas de 13 municípios ligados ao Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26), que lotaram o auditório da Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. Eles participaram da culminância da etapa regional dos projetos artísticos e culturais estruturantes dessas unidades escolares. Em paralelo, foi realizado o Encontro Territorial de Líderes de Classe, evento realizado pela Secretaria da Educação do Estado em todos os Territórios, em datas distintas.
Sob o olhar atento do júri, formado por artistas regionais, a exemplo do ator e apresentador Jackson Costa, estudantes de 40 escolas do NTE 26 finalistas da etapa regional apresentaram suas obras voltadas aos oito projetos estruturantes: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Estudantil de Teatro (Feste), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Canto Coral Estudantil (ENCANTE) e o Dança Estudantil (DANCE). Já os líderes de classe (um líder por escola) participaram de rodas de conversa sobre temas diversos, como empoderamento juvenil; luta por igualdade de gênero; juventude e participação política; e liderança no contexto escolar.
Os estudantes Jhonny Chagas, 21 anos, e Wendson Santos, 18, do Colégio Estadual Martinho Salles Brasil, no município de São Francisco do Conde, se apresentaram pelo projeto Dance como dupla e arrancaram aplausos da plateia com a performance. “A gente dança há uns quatro anos, e o Dance surgiu como uma oportunidade de divulgarmos a nossa dança para um maior número de pessoas e, com elas, nos divertimos”, disse Jhonny.
Já Lohanna Bibiano, 17, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Salvador, e presidente do grêmio estudantil da unidade escolar, destacou a importância do Encontro Territorial de Líderes de Classe. “A eleição de líderes de classe, implantada pela Secretaria da Educação há dois anos, tem sido muito importante para a democratização da escola e este encontro serve para reforçar o papel do líder de ponte entre os alunos e a direção”.
Encontro e culminância
O coordenador de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (Conte), José Barreto, ressaltou a qualidade dos projetos artístico-culturais estruturantes e a importância do encontro de líderes de classe. “Fico encantado com a beleza das experiências artísticas das escolas da rede, com o talento dos nossos estudantes. Não há tecnologia capaz de produzir a emoção passada nos trabalhos. Também fico honrado em participar de um encontro com líderes estudantis, que estão inseridos neste processo de democratização da escola e transformação da educação”.
O diretor do NTE 26, Luiz Henrique Peixoto, reforçou a importância dos encontros com líderes de classe. “Nosso objetivo é promover o empoderamento da juventude, é escutar os estudantes neste importante momento de troca de experiências para que eles, unidos, possam conquistar melhorias para as escolas, visando uma educação integral, que passa pela produção de arte nas unidades, em sintonia com os seus desejos dentro do seu processo de ensino e aprendizagem”.
Divulgação
Share Button

BUSCAR NO SITE: