As escolas baianas estão sendo convidadas para assistir uma peça que, diariamente, conta a História da Bahia. Ela está sendo encenada, diariamente, no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, onde estão o Museu Náutico e o Farol da Barra, por um grupo de atores. É uma peça interativa, com muita plasticidade que mostra nossa cultura, desde o descobrimento. O Projeto “Vozes do Farol – Uma viagem no tempo através do Museu Náutico da Bahia”, usa o teatro como meio de levar nossa história e a emoção para o público escolar.

Nele o público irá apreciar elementos que mostram a antiga fortaleza, o acervo diversificado do Museu, a cultura ligada ao nosso Mar, a Baía de Todos os Santos, seus heróis e ícones. O projeto objetiva despertar o interesse dos estudantes da rede pública pelos fatos e personagens de destaque, envolvidos nos primórdios da formação do País, bem como se foi amalgamando a cultura miscigenada da Bahia, isto de forma lúdica e educativa.

Conforme o diretor do Museu Náutico, um dos idealizadores, observa, “o projeto junta o teatro com a museologia, e se constitui numa ação de comunicação que visa dinamizar e incrementar a visitação ao Forte de Santo Antônio da Barra e ao Museu Náutico da Bahia, para uma maior difusão do conhecimento sobre o nosso passado, por meio da interpretação dos bens culturais incorporados ao roteiro expositivo da instituição. ” Trata-se de uma intervenção artística, dramatizada por atores profissionais, apresentando histórias encenadas nas dependências da fortaleza, versando sobre a construção da edificação, o sítio onde se instala, o farol pioneiro nas Américas, o rico acervo de diferentes tipologias. Destaca, ainda, o desenvolvimento da náutica durante o período das grandes navegações, o início da colonização do Brasil, e a importância estratégica, econômica e social do Mar na formação e consolidação do Brasil como Estado soberano, e da representatividade da navegação na Baía de Todos os Santos, “propulsora do progresso da região do Recôncavo Baiano e de Salvador”.

Com esta ação o projeto prepara os escolares para conhecer os espaços expositivos do Museu e detalhes da fortaleza, aguçando seu interesse pelos primórdios do Brasil, pelos costumes da época, de forma criativa, buscando aproximar o público escolar da linguagem teatral, bem como popularizar e divulgar o Museu Náutico da Bahia, nesse trabalho de fortalecimento da Memória e da Identidade cultural da nossa população.

Os textos foram criados pela própria equipe, com base em pesquisas sobre o monumento e o acervo a ser visitado no Museu, em acontecimentos marcantes do período colonial, na origem, e nos objetos de estudo e interesse da instituição. A encenação ocorre no próprio monumento, nas vozes de personagens que vivenciaram e interagiram, em momentos distintos, dando vida e emoção a esses fatos históricos.

Após a encenação, os escolares serão conduzidos em visitas guiadas, tendo os personagens desta encenação como porta-vozes dos acontecimentos e de suas memórias. A visita tem o acompanhamento de um profissional museólogo para maiores esclarecimentos sobre o acervo.   A temporada de apresentações inicia-se em 21/03, e prosseguirá conforme a demanda das instituições escolares.  As escolas públicas que estiverem interessadas, podem agendar pelo fone (71)3264 3296 / 3331 8039, ou pelos E-mail: educativo@museunauticodabahia.org.br / [email protected].br .

 Cada apresentação dramatizada tem, aproximadamente, a duração de 50 minutos.

FAROL DA BARRA, O MAIS IMPORTANTE CARTÃO POSTAL DA BAHIA

O Farol da Barra, onde está localizado o Museu Náutico da Bahia, é um cartão postal de grande importância para a Bahia. Tem excepcional beleza interna e externa. Está instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, construção militar do Séc. XVI, sendo mundialmente famoso. Junto com o Farol está o Museu, único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos submarino, coleções de objetos náuticos, maquetes de embarcações de variada tipologia, e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos, além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do País.

O prédio é, sem dúvida, um dos principais atrativos do Museu, cujo acervo permite ao visitante contato direto com objetos que levam o público a vivenciar acontecimentos marcantes da nossa história.

FICHA TÉCNICA

MUSEU NÁUTICO DA BAHIA

Funcionamento – de Terça a Domingo, das 09 às 18h (todos os dias em Janeiro e Julho)

End.: Largo do Farol da Barra, Barra, Salvador, Bahia  CEP40140-650

Agendamento de visitas e para as apresentações do espetáculo:

Telefax – (71)3264 3296 / 3331 8039

E-mail –  [email protected].br / educativo@museunauticodabahia.org.br

www.museunauticodabahia.org.br