© REUTERS/ Alvin Baez

Perante grandes fenômenos, não faltam teorias de conspiração. Patrick Roddie, um químico e ativista de geoengenharia, insiste que os recentes furacões Harvey, Irma e José foram “feitos” ou criados pelo homem.

O furacão Irma testa sua força danificando a costa de Porto Rico

O furacão Irma testa sua força danificando a costa de Porto Rico

© REUTERS/ ALVIN BAEZ

O líder do grupo ambiental Stop Spraying Us disse que chegou a essa conclusão depois de estudar imagens da NASA na ferramenta interativa Worldview, que permite observar o mundo por satélite.

Segundo o cientista, ele consegui  notar a presença de “orientações suspeitas” nas trajetórias desses furacões. Em uma transmissão no canal Era of Wisdom do YouTube, Roddie disse que as imagens capturadas distinguem “elementos plumosos, névoa e padrões de ondas” que, de acordo com ele, são comuns nas “estelas de agentes químicos pulverizados”.

Imagem da vista do furacão Irma do espaço

Imagem da vista do furacão Irma do espaço

© REUTERS/ NOAA

Imagens captaram o ‘rosto’ do furacão Irma (VÍDEOS)

Isso provou a existência de “materiais de geoengenharia” em torno dos furacões, explicou ele.

Por outro lado, Rush Limbaugh, um famoso apresentador de rádio e comentador ultraconservador norte-americano, assegurou recentemente que o furacão Irma e seus efeitos foram criados.

De acordo com Limbaugh, o alvoroço em torno dos furações foi criado pela mídia e políticos que dissram que esse furacão é um dos mais terríveis da história, fazendo parte de uma conspiração para convencer as pessoas de que a mudança climática “é algo real”.

No entanto, a comunidade científica considera que não há nada de particular no aparecimento desses fenômenos atmosféricos, porque a intensa época de tempestades tropicais se repete há décadas.