O vice-governador e secretário de Planejamento João Leão fara um sobrevoo de helicóptero nesta terça-feira, 30, com representantes de duas empresas chinesas interessada na construção do Sistema Viário Oeste – SVO – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, CR20 e CCC.

A comitiva chinesa está em Salvador para estudar a engenharia e o potencial de desenvolvimento econômico do SVO. Além disto eles também conheceram importantes obras de mobilidade urbana de Salvador como o metrô trafegando da estação Pirajá até a futura estação Aeroporto e os tuneis das avenidas Pinto de Aguiar e 29 de março.

O Sistema Viário Oeste criará um novo vetor de desenvolvimento no estado, impactando 4,4 milhões de habitantes de 45 municípios da Bahia. Com a criação da ponte e demais intervenções viárias presentes no projeto, a Ilha de Itaparica, os territórios do Recôncavo, Sul e o Baixo Sul, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) próximo das regiões mais pobres do estado, terão seu crescimento socioeconômico estimulado.

Orçada em R$ 8 bilhões, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica impactará a região com investimentos públicos e privados três vezes maiores do que os recursos gastos na obra, que tem previsão de duração quatro anos. Para isto, o plano de desenvolvimento da região prevê o estímulo a áreas como educação, saúde, segurança pública, logística, indústria naval, turismo, agricultura, comércio e construção civil.

O vice-governador João Leão já aponta para os momentos finais para o lançamento do edital para empresas interessadas no projeto manifestarem o interesse “Hoje estamos recebendo esses empresários chineses que vieram empolgadíssimos em conhecer todo projeto da ponte. Eles estão correndo contra o tempo pois até maio lançaremos o edital de construção do sistema no pregão da Bolsa de São Paulo. A Bahia enfrenta a crise trabalhando duro entregando importantes obras e lançando outras”. Disse Leão.

A comitiva chinesa fará a travessia da Baia de Todos os Santos de helicóptero e seguirá de carro até Nazaré passando pela BA 001 e pela Ponte do Funil, trechos que serão duplicados como prevê o projeto do sistema viário.

Fonte: Ascom Seplan

Foto: Edu Xéu