© AP Photo/ Hassan Ammar

A tensão estre Líbano e Israel aumentou recentemente após Tel Aviv ter anunciado seus planos para construir um muro em territórios disputados.

O general libanês, Joseph Aoun, afirmou que o exército do Líbano usará todos os meios possíveis para enfrentar a potencial “agressão libanesa”.

“Afirmo novamente nossa rejeição categórica do inimigo israelense violando a soberania do Líbano e seu direito sagrado de explorar todos os seus recursos econômicos”, disse Aoun em uma conferência regional, acrescentando que “o exército não poupará nenhum meio disponível para confrontar qualquer agressão israelense, custe o que custar”.

As relações israelo-libanesas pioraram ainda mais devido aos planos de Israel de construir um muro ao longo da fronteira sul do Líbano, bem como ao longo do campo de gás no leste do Mediterrâneo.

Israel planeja criar um muro em sua parte da Linha Azul estabelecida pela ONU após a retirada do país do sul do Líbano em 2000.

As autoridades libanesas descreveram a iniciativa de Tel Aviv como “ameaça direta à estabilidade”, apelando a seu vizinho para que pare as construções.Além disso, outra disputa aconteceu em dezembro passado devido aos planos do Líbano de explorar duas unidades energéticas do Mediterrâneo por empresas estrangeiras.

Israel protestou contra a medida enquanto o ministro da Defesa do país, Avigdor Lieberman, declarou que a zona em questão era de Tel Aviv “em qualquer circunstância”.