Redação NB

Foto: Eduardo Tito

O vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, realizou no último sábado, 13, uma visita técnica ao município de Paramirim para vistoriar o galpão da antiga indústria de extração de óleo vegetal da cidade, onde será instalada uma escola modelo para capacitar mão de obra para extração, corte e polimento do Granito. Leão esteve acompanhado do prefeito Gilberto Brito, do representante do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos, Carlos Araújo e do diretor Regional do Senai na Bahia, Luís Alberto.

A Bahia é o terceiro produtor brasileiro de blocos brutos de rochas ornamentais, atrás dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. As rochas baianas são mundialmente famosas pela diversidade e exotismo dos seus padrões, especialmente o padrão cromático. O estado detém a maior diversidade de padrões cromáticos do país, sendo o principal produtor de rochas com padrões exóticos.

O território da Bacia do Paramirim é rico na exploração deste tipo de mineral (mármores e granitos) e o governo da Bahia, através da Agenda de Desenvolvimento Territorial – AG-TER, uma iniciativa da Seplan em parcerias com demais secretarias estaduais, visa unir esforços entre diversos atores da iniciativa público-privado, buscando identificar os potenciais econômicos dos territórios para impulsionar o desenvolvimento regional do estado da Bahia.

O vice-governador ressaltou a importância da AG-TER no fomento ao empreendedorismo “A Bahia é um estado com dimensões continental. E somos ricos em diversos segmentos e precisamos unir forças para impulsionar essas atividades econômicas territoriais e assim gerar emprego e renda para nossa população”.  Leão ainda reforça a iniciativa do governo do estado em combater a desigualdade social “a pobreza no nosso país ainda nos assusta e por isso temos a obrigação de combater este grande problema social. Trabalhos no fortalecimento da agricultura familiar, no incentivo ao empreendedorismo, para que o cidadão do interior não precise migrar para metrópole em busca de qualidade de vida. Estamos gerando qualidade de vida onde o morador do interior tem identificação cultural” disse Leão.

A variedade de granito Azul Bahia e dos quartzitos Azul Macaúbas e Azul Imperial têm o estado como único produtor mundial. Atualmente merecem destaque as variedades de quartzitos brancos, azuis, verdes e os conglomerados de matrizes verdes e vermelhas. Merecem destaque ainda a produção de granitos movimentados, róseos, vermelhos, cinzas, amarelos e verdes em suas diversas nuances, já considerados clássicos no mercado internacional. O estado se destaca ainda como único produtor brasileiro de mármores travertinos e maior produtor nacional de quartzitos exóticos.