Para oferecer mais uma opção de lazer e diversão à população aos finais de semana, a Prefeitura de Lauro de Freitas montou uma extensa programação de cultura com o projeto “Trilha das Artes”, no Parque Ecológico da cidade. As atividades começam neste sábado (23/9) e vão até o dia 15 de outubro, sempre nos finais de semana, das 10h às 16h30.

Reinaugurado recentemente, o parque, que ocupa uma área de 70 mil metros quadrados de Mata Atlântica no coração de Vilas, recebe nesse final de semana o espetáculo Mágico Mar, vencedor do prêmio Brasken, e o Sarau do Poeta, com o ator Jackson Costa.

A expectativa é que haja um aumento de 30% de público no local, que já recebe cerca de 2 mil pessoas por dia nos finais de semana. O espaço conta com horta orgânica, parque infantil, tirolesa, estufas, borboletário, espaço zen, trilha na mata, e concha acústica onde serão realizados os shows.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Alexandre Marques, o projeto “Trilha das Artes” foi pensado e planejado para agregar ao Parque Ecológico uma programação lúdica e artística que se integrasse à natureza local.

“A ideia é fortalecer as diretrizes de trabalho da prefeita Moema, para  proporcionar à nossa população o acesso a espaços públicos de lazer. O Parque já se consolidou como um desses espaços e queremos fomentar a importância de preservar e interagir com o meio ambiente”, disse.

O projeto Trilha das Artes é dirigido pelo ator Jackson Costa. A ideia de convidar o ator visou somar esforços nessa construção de uma consciência ambiental através de um olhar mais leve, alegre e interativo. “Sem dúvidas a população desfrutará de uma oportunidade única de assistir e participar de intervenções artísticas de forma livre e em contato com a natureza”, explicou.

O ator Jackson Costa, que durante toda a semana supervisionou os preparativos do evento, destacou que a iniciativa de levar a população para ambientes assim mostra a preocupação da gestão com a cultura e utilização dos espaços públicos, preservando a natureza de maneira confortável.

“A ideia de estruturar um lugar e assim e abrir para o publico é muito importante, pois possibilita que pessoas possam ver os artistas locais e também de outros lugares”.

Ainda segundo Costa, esse projeto faz com que outras prefeituras vejam o exemplo e apliquem isso em suas cidades, fortalecendo ainda mais a cultura popular. “Que isso sirva de motivação para outras prefeituras inclusive do interior e Recôncavo, onde há uma riqueza de histórias”.

Até o dia 15 de novembro, participam da Trilha artistas como Adelmo Casé e Ju Moraes, a Orquestra de Pandeiros, e os espetáculos teatrais Alvoroço, Limousine e Palhaçal Horto de Tontos.

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas