© REUTERS/ Kai Pfaffenbach

O partido da União Democrata Cristã (CDU), juntamente com o braço bávaro, a União Social Cristã (CSU), ambos liderados pela chanceler Angela Merkel, dominam as eleições federais alemãs com 32,5%, de acordo com a pesquisa da ZDF, enquanto os sociais democratas e Martin Schulz estão no segundo lugar com 21% dos votos.

A extrema direita, representada pelo Alternativa para a Alemanha (AfD), teria conquistado 13,5% dos votos e, portanto, entrará no Parlamento alemão pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.As pesquisas de boca de urna indicam que nenhum dos partidos alemães obteve maioria para formar um governo, o que significa que será preciso formar uma coalizão para garantir o posto de chanceler.

O Partido Social Democrata da Alemanha anunciou logo após a divulgação dos primeiros resultados que não vai participar de nenhuma coalizão e que está pronto para assumir a oposição a Merkel.

As seções de votação fecharam às 18h no horário local (13h no horário de Brasília).Discursando para apoiadores, Merkel disse que esperava um “melhor resultado” e falou sobre “desafios extraordinários”. Ela acrescentou que ela iria ouvir as “preocupações e ansiedades” dos eleitores da extrema-direita de modo a recuperar a confiança deles. Se confirmado o percentual de votos, este deve representar uma queda de 10 pontos na comparação com as últimas eleições em 2013.