“Participo há seis anos de feiras e a retomada aqui na cidade tem sido muito positiva. Quando as pessoas veem comprar já perguntam quando estaremos aqui novamente. Só de manhã já vendi três caixas de aipim”, afirmou Alex Manoel, agricultor familiar e integrado no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Lauro de Freitas.

A pedido dos agricultores, felizes com as vendas, e dos consumidores satisfeitos com os produtos, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária deve acontecer pelo menos duas vezes por mês em Lauro de Freitas. Nesta sexta-feira (06) a feira ocupou a Praça Martiniano Maia, no Centro.

Quem visitou o local pôde encontrar desde artesanato à alimentos orgânicos cultivados no município. “Nosso preço é melhor que os mercados e, acima de tudo, a qualidade dos nossos alimentos que são orgânicos é incomparável. O pessoal vai ao mercado compra o que precisa e complementa com os produtos naturais da feira”, destacou Augusta Versani que participa da feira desde a sua primeira edição este ano.

A aposentada Isaura Anunciação aprovou a qualidade dos produtos vendidos na feira e em pouco mais de meia hora saiu com sacola cheia de temperos, aipim, alface e outros produtos . “Até o cheiro do quentro é mais gostoso. Olha que coisa bonita aquele balaio de salsa”, diz.

A feira, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar (DESAM), é uma alternativa para os agricultores escoar seus produtos. “O objetivo da feira é movimentar a economia local além de promover a inclusão dos produtores ao mercado incentivando agricultura familiar”, explicou Sheila Barros do DESAM.

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas