Início Brasil Lula pede minuto de silêncio por mortos e enviará ministro à Venezuela

Lula pede minuto de silêncio por mortos e enviará ministro à Venezuela

Lula pede minuto de silêncio por mortos e enviará ministro à Venezuela
Presidente Lula - Foto: Frame/Canal GOV

O presidente Lula (PT) pediu, nesta sexta-feira (26), um minuto de silêncio pelas vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela, na última quarta-feira (24). Além disso, ele determinou que o ministro da Defesa, José Múcio, vá ao país sul-americano para avaliar como o governo pode ajudar a população venezuelana.

“Eu queria começar essa minha fala pedindo a todos que estão aqui, que, de pé, a gente fizesse um minuto de silêncio pelas 589 pessoas que já morreram na Venezuela, e 2.890 feridos. E queria, José Múcio, determinar que na semana que vem você fosse à Venezuela para discutir o que a nossa Defesa pode fazer de ajuda ao povo da Venezuela”, disse Lula.

A fala aconteceu no evento de lançamento e batismo da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).

Terremotos

Dois terremotos atingiram a Venezuela na última quarta-feira, com magnitudes de 7,2 e 7,5. O governo venezuelano contabilizou, até o momento, 589 mortos e quase 3 mil feridos. Além disso, plataformas criadas pela população venezuelana afirmam que cerca 40 mil pessoas estão desaparecidas.

Na quinta-feira (25), Lula conversou com a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez. Na ocasião, ele afirmou que o Brasil fará “tudo que for necessário” para ajudar a situação venezuelana.

Ainda na quarta, o presidente garantiu que o governo do Brasil vai enviar ajuda humanitária ao país vizinho. Nesse sentido, a Força Aérea Brasileira (FAB) fará o transporte nesta sexta, partindo de São Paulo.