A Fundação Pedro Calmon celebra os 60 anos da cantora Margareth Menezes na 10ª edição da FLICA com atividades que estimulam a leitura e escrita ao Infanto-juvenil. A Feira Literária que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, e tem como tema “Liberdade e Literatura Brasis”, tem o intuito de refletir sobre a literatura Brasileira e suas inovações em expressões, linguagens e perspectivas de mundos,

O projeto O Violão e a Palavra, contará com a presença de Margareth Menezes, no dia 5 de novembro, às 19h.

A atividade será uma conversa com a artista sobre a relação das palavras e da música, visando estreitar o diálogo entre as pessoas e a leitura. “Esta edição será mais do que especial. Não só pelos 10 anos da Flica, mas por celebrarmos os 60 anos de uma das maiores artistas da música brasileira. Este Violão e a Palavra será um presente da FPC para os baianos”, declara o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, que será o mediador do encontro com Margareth.

Margareth completará 60 anos no próximo dia 13 de outubro, tem em sua carreira sucessos como “Faraó”, samba-reggae composta em parceria com Djalma Oliveira, “Dandalunda” e “Toté de Maianga”, parceria com Carlinhos Brown, colecionando 23 turnês internacionais, 15 álbuns e quatro indicações ao Grammy. Voz marcante do carnaval baiano, Margareth é referência para a nova geração da música popular.

Ainda na programação, a pluralidade na literatura é discutida em encontros como das poetas Luciane Nascimento e Louise Queiroz, com mediação de Luciany Aparecida, que discute Narrativas Poéticas de um Mundo sob Escombros, e a mesa, O lugar da Autoria Negra nas Academias de Letras, que reúne o antropólogo cachoeirano Ordep Serra e o poeta Wesley Correia, com mediação de Rita Santana.

Programação Infantil – A Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) da FPC, por meio da Biblioteca de Extensão (BIBEX), leva para a programação, atividades lúdicas por meio de contação de histórias, apresentações musicais e teatrais, além de encontros com escritores.

Destacando personalidades e momentos de nossa história, as ações como o “O Cortejo Cênico da Independência da Bahia”, representado pela Companhia de Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato, narra a presença de heróis anônimos, nos episódios de independência da Bahia e do país.

A multiartista de 8 anos Lilica Rocha, que soma mais de 250 mil seguidores, também estará presente na Festa. A criança, que se tornou conhecida por cantar e tocar instrumentos, já participou do Domingão do Huck, e foi homenageada pelo cantor Caetano Veloso, por contar “O Leãozinho”. Lilica apresenta a contação musicalizada, “O Sol Reflete”, que conta com 11 faixas voltadas ao público infanto-juvenil.