Por Redação – Foto: Wander Roberto/COB

A seleção brasileira enfrentou na final do vôlei feminino a República Dominicana, considerada a favorita no Pan-Americano de Santiago 2023. O time brasileiro sofreu uma derrota por 3 sets a 0 (26/24, 25/16, 25/19) na noite de quinta-feira, na Arena Parque O’Higgins. Apesar desse revés, o Brasil conquistou a medalha de prata e, dessa forma, voltou ao pódio, superando a frustração do quarto lugar em Lima 2019. 

No entanto, essa derrota aumenta o período sem títulos nos Jogos Pan-Americanos, sendo o último conquistado em Guadalajara 2011. Em Toronto 2015, a seleção já havia perdido a final para os Estados Unidos.

A derrota na final representou a única derrota da seleção durante todo o torneio de vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Durante a fase de grupos, conquistaram três vitórias por 3 sets a 0, garantindo o primeiro lugar no Grupo A e a vaga direta para as semifinais. Na semifinal, enfrentou o México em um confronto duramente disputado, com um resultado de 3 sets a 2, reacendendo uma das rivalidades mais intensas no voleibol brasileiro.