Por Redação – Foto Betto Jr./Secom PMS

Os residentes do bairro Lobato iniciarão o ano de 2024 desfrutando de uma nova instalação esportiva com grama sintética, proporcionada pela Prefeitura de Salvador. O Campo dos Unidos, localizado na Rua Voluntários da Pátria, foi oficialmente entregue neste sábado (6), na presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) Júnior Magalhães, outros gestores municipais e membros da comunidade. Essa é a primeira inauguração de campo realizada pela administração municipal neste ano e representa o 32º campo com gramado sintético.

A área também foi beneficiada com a instalação de alambrados, piso, traves, proteção, pintura e sistema de iluminação em LED. A execução da obra foi uma colaboração entre a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) e a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O investimento global foi de aproximadamente R$300 mil.

No discurso, o prefeito Bruno Reis enfatizou que a administração municipal construiu ou reconstruiu mais de 700 campos e quadras em Salvador nos últimos anos. Ele mencionou que as expectativas da comunidade evoluíram, destacando a preferência por campos com grama sintética, além de alambrado, vestiário e iluminação em LED. Bruno Reis anunciou que, além dos 33 campos desse tipo já entregues, outros 30 estão em andamento, com a meta de alcançar 100 campos com grama sintética em toda a cidade até o final do ano. Ele também informou que o programa Morar Melhor, que visa reformar casas em situação precária, retornará ao Lobato ainda em janeiro.

“Iniciamos o ano cumprindo a promessa de dar continuidade às políticas públicas voltadas ao esporte que vão além do entretenimento, que envolve disciplina e transforma a vida das pessoas. Isso nos permite, dessa forma, reafirmar o compromisso da Prefeitura em distribuir em toda a cidade, em especial nas comunidades vulneráveis, equipamentos de lazer, como forma de inclusão social, fortalecimento de vínculos comunitários e combate à violência”, frisou Júnior Magalhães.

Professor de uma escolinha de futebol do bairro, o auxiliar de cozinha Rodrigo Rodrigues, 32 anos, declarou que o novo Campo dos Unidos vai ajudar bastante no desenvolvimento do projeto, que visa dar oportunidade a 40 jovens atendidos hoje para que sigam a carreira esportiva.

“Antigamente o campo aqui era de barro, tinha pedra, sem estrutura direito. Hoje estamos agradecidos e muito satisfeitos com essa entrega, um campo bonito, sintético, que nem todos os lugares têm ainda. A felicidade desse jovens agora é essa: acordar cedo para vir aqui jogar”, relatou.