Por Redação – Foto Divulgação

 

O casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank obteve uma vitória judicial histórica na luta contra o racismo. A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou a socialite Day McCarthy a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por injúria racial e racismo contra a filha do casal, Chissomo, carinhosamente chamada de Titi, que atualmente tem 11 anos.

A decisão judicial, considerada inédita no país, foi celebrada por Bruno e Giovanna em uma publicação no Instagram nesta sexta-feira (23/8). O caso de racismo, ocorreu em 2017, quando Day McCarthy fez comentários racistas sobre Titi, que na época tinha apenas 4 anos. A socialite chamou a menina de “macaca horrível” e fez críticas pejorativas ao cabelo e à aparência da criança.

“Hoje a gente vem celebrar uma vitória contra o racismo”, escreveu o casal na rede social. “Sabemos que, infelizmente, esta vitória acontece por termos visibilidade e sermos brancos e, portanto, mais ouvidos que a população negra que, desde que foi sequestrada para este país, não para de gritar e sangrar. Nunca é tarde, mas ainda é tarde”, afirmaram.

“Apenas em maio de 2021 conseguimos oferecer uma denúncia. E somente na última quarta-feira, dia 21 de agosto de 2024, sete anos depois, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proferiu uma decisão inédita condenando a autora dos crimes”, relataram.