Por Confraria do NB – Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O naufrágio de Elmar

Preterido ao posto de próximo presidente da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (UB), dormiu o cara e acordou sem cara. Ou melhor dizendo, sem chão. Isso porque Arthur Lira (PP), sendo o Arhur de sempre, passou a rasteira no baiano e indicou apoio ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) para presidência da Câmara. Dizem pelo DF que Lira tentou contato com Elmar para explicar o golpe mas não teve sucesso. Elmar se fechou para Lira assim como se fechou para Rodrigo Maia quando também lhe aplicou uma rasteira escolhendo Baleia Rossi (MDB-RJ) para disputa pela presidência em 2021. Elmar revoltado com Maia partiu para apoiar Arthur Lira. E agora revoltado com Lira, Elmar partiu para? Aguardamos cenas dos próximos capítulos. 

“Pulo da gata” em Dias d’Ávila

Regiane da Saúde, Raimundinho da JR e Jussara ao fundo – Foto Reprodução Site Mais Região

Lá em Dias D’Ávila, terra da boa água de beber, a candidata a vice-prefeita Regiane da Saúde (PSB), pinotou do lado da sua companheira Jussara (PT) e declarou apoio ao candidato Raimundinho da JR (PL). Pois é, na Bahia o partido de Bolsonaro caminha de mãos dadas com a turma de Lula. Segundo apurou o maior colunista do jornalismo baiano, Levi Vasconcelos, Regiane estava se sentindo maltratada com Jussara. E como o gato fica onde é bem tratado, Regiane se aconchegou ao lado do deputado Raimundinho que não tem nada a ver com as rusgas do lado de lá. Política no interior é igual a gato. Fica com quem dar mais… atenção. 

Estupidez da política

A tensão entre Regiane da Saúde e os petistas de Dias d’Ávila não respeitou nem a presença do senador Jaques Wagner, talvez a maior celebridade do PT da Bahia. No ato de inauguração da Casa 13, no município, enquanto Jaques Wagner discursava, Regiane foi retirada do palanque a força, por uma criatura estupidamente deselegante que esta coluna ainda não descobriu o nome. A situação foi tão de baixo nível que deixou Wagner zonzo olhando de um lado para o outro sem entender nada. Parecia até um bolsonarista atuando. Que coisa heim. Veja o vídeo.

Raimundinho, ô Indomável

O caso do deputado estadual e candidato a prefeito de Dias d’Ávila, Raimundinho da JR (PL), na Bahia é digamos assim, incrivelmente os precedentes da política baiana ditas outroras por Otávio Mangabeira. Raimundinho do PL de Bolsonaro é aliado do PT de Lula na Bahia. Agora em Dias D’Ávila conta com o apoio de outra figura do partido da base de Lula, a socialista Regiane da Saúde. E não tem João Roma e nem Bolsonaro que brade para frear as alianças de Raimundinho com a esquerda baiana. Assim como Mangabeira está eternizado por sua frase, atualmente ficamos com a frase do talentoso jornalista do cenário político, Victor Pinto da Band News de Salvador, que sempre escreve ao final dos causos políticos que conta “a conferir”. Pois na política brasileira é assim, tudo é verdade de um lado, mentira do outro e uma mistura de ambas de quem reconta. 

O velho oesssste

Lá no velho oeste da Bahia, o ex-prefeito de São Desidério, Arnon Pereira Lessa, que é primo do atual prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (UB), foi detido na tarde da sexta-feira (13) pela Polícia Federal. Hebert Barbosa, que é irmão de Zito e secretário municipal de Barreiras, também foi conduzido pela PF. Ambos estavam com R$ 200 mil reais em mãos. É isso mesmo, duzentos mil reais em dinheiro vivinho nas mãos. Os saques foram realizados no Banco do Brasil de São Desidério. Lá pelo far-oeste da Bahia suspeitam que a bufunfa era para comprar votos. Mas suspeitas é só suspeitas né? 

Adolfo “no mundo da lua”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), chegou de mansinho ao lado do líder da oposição, Rosemberg Pinto (PT), enquanto o petista dava entrevista sobre a corrida eleitoral pela presidência da ALBA. Adolfo chegou chegando igual a lua. A maioria não percebe, mas de repente nosso satélite brilha no esplendor do céu. Questionado sobre a situação de Elmar Nascimento com Arthur Lira, Adolfo disse “Esses dias eu tava na política tão complicada de Campo Formoso que eu tô alheio às notícias nacionais”. Viver no mundo da lua assim é como o próprio Adolfo diz “coisas do Brasil”. Né presidente? 

Presidente da ALBA, Adolfo Menezes – Foto Sandra Travasso/Flickr

Desparasitem a justiça brasileira

A injusta Justiça brasileira registrou mais um lamentável capítulo na sua triste história de atuação no Brasil. A justiça paulista condenou duas cientistas simplesmente por desmentiram um picareta, de um nutricionista que afirmou que a diabetes era causada por vermes. A juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível alegou que a bióloga que é especialista em metabolismo de diabetes, Ana Bonassa, e a farmacêutica, Laura Marise, ao desmentir o picareta, opa, o nutricionista, submeteram o dito cujo a uma situação de “vergonha e tristeza” por compartilharem o perfil público dele no Instagram. O picareta do nutricionista vendia uma solução falsa para a cura da diabetes – o perfil utilizado por ele no Instagram vendia “protocolos para desparasitação” como tratamento. E para injusta justiça brasileira, as culpadas foram a cientista e a farmacêutica por desmentirem o picareta. É cada uma.

Congresso dos interesses pessoais

Avançou na CCJ da Câmara o projeto de lei que dá anistia aos condenados nos atos golpistas do dia 8 de janeiro que depredou a própria Câmara, o Senado e o STF. O deputado Rodrigo Valadares (União/SE) apresentou o parecer favorável à anistia e defendeu que a questão é uma das principais pautas da direita e se utiliza disso para barganhar apoios ao PL em troca de apoios à eleição à presidência da Câmara. Temos um Congresso onde grande parte trata de interesses pessoais, nada republicanos e constitucionais. A real é que a direita vai vencer esta disputa. Já perdoaram torturadores assassinos da ditadura. Uns vândalos é fichinha. Lei é para nós meros cidadãos. Para Brasília, o mundo é pequeno.