Por Redação – Foto: Divulgação

A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sediará o 77º Congresso Ordinário da Conmebol, Nesta sexta-feira (3) onde os principais líderes do futebol mundial se reunirão. Durante o evento, a Confederação Sul-Americana de Futebol confirmará a posição do baiano Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, como membro permanente no Conselho da FIFA.

Além disso, marcarão presença no evento o presidente da FIFA, Gianni Infantino, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, e o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin. Também estarão presentes líderes das seguintes federações sul-americanas: Claudio Tapia da Argentina, Fernando Costa da Bolívia, Ramón Jesurún da Colômbia, Francisco Egas do Equador, Robert Harrison do Paraguai, Agustín Lozano do Peru, Ignacio Alonso do Uruguai, Jorge Gimenez da Venezuela e Pablo Milad do Chile.

Nascido em Vitória da Conquista, Ednaldo Rodrigues, com 69 anos, é o 24º presidente da história da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é notável por ser o primeiro negro e nordestino a ocupar esse cargo. Entre 1993 e 2019, Ednaldo atuou como presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e, em 2019, assumiu a Vice-Presidência da CBF. Em agosto de 2021, após ser indicado pelo Conselho de Administração, foi escolhido para liderar a CBF interinamente, substituindo Rogério Caboclo. Em 2023, o baiano foi eleito para exercer a Presidência da CBF até 2026.