Por redação – Foto Guilherme Lima

Centenas de moradores do bairro de Pernambués, na capital baiana, foram atendidas pelo mutirão de cirurgias do programa estadual ‘Saúde Mais Perto’, no domingo (30) e nesta segunda-feira (31).

“Sabemos que a saúde é um dos grandes problemas do nosso país. Uma situação que não é nova, mas que precisamos atuar sempre para que as pessoas tenham acesso aos serviços via Sistema Único de Saúde. Defender e ampliar o SUS é um dever de todo brasileiro que precisa de atendimento gratuito. O governo estadual entende que precisa melhorar, coordenar a regulação e oferecer remédios e serviços de média e alta complexidade gratuitos”, ressalta o vereador Suíca altor do pedido feito ao governador Jerônimo Rodrigues para realização do evento.

Foram oferecidos diferentes tipos de serviços desde procedimentos cirúrgicos histerectomia, colecistectomia (vesícula), hérnia inguinal, hérnia epigástrica, hérnia umbilical. Para atendimento, os pacientes entre 14 e 65 anos precisaram apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e exames pré-operatório.

A direção do CSU apontou que a ação atendeu também moradores de outros municípios da RMS. “Têm pessoas vindo de Lauro de Freitas e Simões Filho para participar do processo de mutirão”, salienta a coordenadora Leide de Pádua.