Por Redação – Foto Reprodução

Os amantes da literatura brasileira têm um motivo especial para comemorar com a obra de Erico Verissimo, ‘O Tempo e o Vento’, agora disponível na Netflix. A adaptação para as telas foi dirigida por Jayme Monjardim e traz um dos maiores clássicos de nossa literatura para um novo público, oferecendo uma experiência única da narrativa histórica que atravessa gerações.

Transformar literatura em cinema já é um grande desafio e pode acontecer mudanças  importantes. No caso de ”O Tempo e o Vento”, a adaptação feita por Letícia Wierzchowski e Tabajara Ruas procurou capturar a essência dos três volumes da trilogia: ”O Continente””O Retrato” e ”O Arquipélago”.

O filme retrata o conflito entre as famílias Amaral e Terra-Cambará na fictícia cidade de Santa Fé, no Rio Grande do Sul, no final do século XIX. A história segue a resistência da família Terra-Cambará, liderada por Bibiana (Fernanda Montenegro), contra a pressão dos Amaral. A presença do espírito do capitão Rodrigo (Thiago Lacerda) acrescenta camadas de emoção, revisitando momentos marcantes da vida e da formação da família Terra-Cambará.

”O Tempo e o Vento”  aborda temas como guerras civis, disputas familiares e o vínculo profundo com a terra. A narrativa se estende por décadas, contextualizando os personagens em meio a conflitos históricos. Com as atuações de Fernanda Montenegro e Thiago Lacerda apresentam ainda mais intensidade à narrativa, tornando a experiência de assistir ainda mais envolvente.