Início Brasil Alerta de ventania, chuva forte e granizo com chegada de ciclone extratropical no...

Alerta de ventania, chuva forte e granizo com chegada de ciclone extratropical no Brasil

Inmet emite alerta de queda de temperatura para 371 municípios baianos
Foto: Reprodução/Climatempo

 

Um ciclone extratropical de grande intensidade atinge o Brasil a partir desta terça-feira (19), colocando em alerta a Região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste. O fenômeno climático traz consigo riscos de ventanias destrutivas, chuva forte volumosa e queda de granizo, com rajadas de vento que podem superar os 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, segundo autoridades.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso de vendaval foi emitido para oito estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Defesa Civil gaúcha confirma a gravidade da situação, alertando para ventos extremos que podem chegar a 100 km/h no litoral, com potencial para causar danos significativos.

No Rio Grande do Sul, os efeitos serão mais severos. A MetSul Meteorologia alerta que o estado enfrentará temporais violentos e granizo, com rajadas de vento superiores a 80 km/h, tanto no interior quanto no litoral, a partir da tarde de terça-feira. Em Santa Catarina e no Paraná, os ventos devem variar entre 50 km/h e 80 km/h, mantendo o risco de estragos.

A região Sudeste não ficará imune. Em São Paulo, a previsão é de ventos moderados, entre 30 km/h e 50 km/h na capital e interior, mas que podem alcançar 70 km/h no litoral paulista. O Inmet orienta a população para tomar cuidado com possíveis quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica devido à força dos ventos.

O fenômeno é resultado do aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na Região Sul, que, ao interagir com massas de ar de diferentes temperaturas, intensifica a formação do ciclone. A Defesa Civil nacional recomenda que moradores das áreas de risco evitem áreas abertas durante as tempestades, garantam o reforço de telhados e não busquem abrigo debaixo de árvores.

A previsão indica que as rajadas de vento mais fortes devem perder força a partir da quarta-feira (20). No entanto, o tempo seguirá instável e com possibilidade de chuva em parte do Sul e do Sudeste até o final da semana, exigindo que a população permaneça atenta aos avisos oficiais.