Por Redação – Foto Divulgação

O candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Rosalvo (PT), ironizou a divulgação de mais uma pesquisa feita pelo Instituto Séculus, nesta quarta-feira (24), onde a adversária dele nas urnas, Débora Régis (União), aparece na frente.

Segundo os números, dentro do cenário estimulado e sem considerar os votos válidos, a vereadora aparece com 44,41% das intenções de voto, enquanto o petista vem com 21,37%. Do total, 23,21% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 11,02% responderam nenhum ou nulo.

A pesquisa ouviu 599 eleitores entre os dias 19 e 20 de julho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-06468/2024.

No entanto, de acordo com o petista, a mobilização nas ruas é a maior prova da contradição dos números apresentados. “Essa é a velha prática dessa oposição retrograda, eles tentam manipular a população com esses dados colhidos de forma duvidosa. Nas ruas nós temos percebido a acolhida da população com o nosso projeto e o resultado disso é visto em nossos eventos com as capacidades de lotação sempre no limite”, frisou.

Rosalvo lembrou que o antigo DEM (hoje União Brasil), também utilizou essa estratégia na eleição para governador, em 2006, colocando Jaques Wagner em segundo lugar nas pesquisas encomendadas. Nas urnas, o resultado mostrou o contrário.

“A mesma estratégia usaram com Jerônimo, com o opositor sempre à frente. Então, que eles fiquem com as pesquisas que nós vamos celebrar nossa vitória. Por conta dessas pesquisas, esses mesmos opositores acreditaram que poderiam vencer os pleitos, pularam de lado e foram derrotados nas urnas por nós”, ironizou.