Por Redação – Foto Divulgação

Após um hiato de cinco anos, o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, sedia nos dias 21 e 22 de setembro deste ano a segunda edição do Encontro de Sanfoneiros. A primeira e única ocorreu em 2019.

O evento tem como padrinho e anfitrião o cantor e compositor Del Feliz que receberá grandes estrelas da cultura regional brasileira que subirão em um megapalco montado na Praça do Landim.

Estão confirmados artistas, sanfoneiros e acordeonistas de destaque da cena forrozeira nacional e internacional como, Mestrinho, Mestre Gennaro, Chambinho (intérprete de Luiz Gonzaga no cinema), Flávio Leandro, Nonato Lima, Verlando (Flor Serena), além da cantora paulista Mariana Aydar com seu repertório raiz da cultura nordestina. A presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) Maria Marighella, é uma das convidadas.

A programação conta ainda com workshops de instrumentos musicais; apresentações culturais; feiras de artesanato e de economia criativa, com produtos da agricultura familiar; rodas de conversas e muitas outras atividades.

Os shows e as rodas de conversas terão monitores de acesso a pessoas com deficiência (PcD) e intérpretes de libras que farão as traduções simultâneas. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal oficial do cantor Del Feliz. “É bom salientar que se trata de um evento cultural inclusivo e diverso”, acrescenta o anfitrião da festa.

O Encontro de Sanfoneiros está sendo gestado com a parceria de empresários do município, capitaneados por Soraya e Luciano Pierote (pais de Lucianinho – mentor do Encontro de Sanfoneiros que morreu precocemente em 2021). Também integra a organização a Enredo Produções de Del Feliz, a mesma que produz o festival do município de Riachão do Jacuípe.

“Ano passado recebi o título de cidadão rio-contense, o qual me sinto muito honrado. Tenho certeza que Encontro de Sanfoneiros vai ser muito lindo, vamos colocar este evento no calendário cultural do município. Será uma contribuição, ainda que pequena, para Rio de Contas se tornar mais conhecida como um dos melhores destinos turísticos da Chapada Diamantina”, prevê Del Feliz.

Sobre Rio de Contas

A tricentenária Rio de Contas, é considerada por alguns historiadores como a primeira cidade planejada do Brasil. Ela está localizada na área meridional da Chapada Diamantina, na Bahia. O município é considerado o mais antigo da região do Centro-Sul Baiano (fundado há 300 anos). Seu conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em abril de 1980.

O sítio histórico de Rio de Contas reúne praças e ruas que ainda apresentam o traçado da era colonial, com monumentos públicos e religiosos em pedra, casario em adobe e igrejas barrocas. O município também é um dos principais polos do ecoturismo do estado.

“Na minha opinião é uma das cidades mais lindas da Bahia: na sua arquitetura, infraestrutura hoteleira, riqueza cultural e gastronômica. É uma cidade incrível que não deve em nada aos grandes destinos turísticos do estado”, avalia Del Feliz.