Depois do município de Ilhéus, outra cidade do interior da Bahia anunciou o cancelamento das tradicionais festas de São João para este ano. Trata-se de Uauá, no norte da Bahia, que vem enfrentando uma epidemia de dengue – com situação de emergência declarada até o mês de maio, e dificuldades financeiras nos últimos meses.
A medida foi revelada pelo prefeito Marcos Lobo (Avante), através das suas redes sociais. De acordo com o gestor municipal, estado de emergência de saúde que estava vigente até o último dia 26, dificultou a realização de contratos necessários para os festejos juninos na cidade.
“Saímos de uma epidemia de dengue exatamente recentemente. Até o dia 26, estávamos ainda no estado de emergência de saúde. A curva da dengue está sob o controle do nosso município, porém, infelizmente, com o estado de epidemia, ficamos impossibilitados de realizar alguns contratos, de fazer algumas contratações, o que nos levou à suspensão do São João de Uauá”, declarou.
📽️ Confira o comunicado:
Ver essa foto no Instagram
“Nossa responsabilidade como povo de Uauá é para manter os serviços básicos do município. Tendo em vista o estado de epidemia de saúde pública e a queda de receita dos municípios que aconteceu de janeiro para cá, nós temos que tomar todos os cuidados para que o município não seja mais prejudicado”, explicou.
Com o cancelamento das festas em Uauá, o foco da gestão municipal será direcionado para o funcionamento dos serviços essenciais. Contudo, a prefeitura manteve a realização da tradicional Festa do Dia do Vaqueiro, marcada para 22 de junho, e as comemorações do centenário de Uauá, celebrado em 9 de julho.
“A suspensão do São João é dolorosa para nós, entendemos as pessoas que realmente esperam essa data. Para nós, o São João nunca foi gasto, foi investimento, mas perdemos a capacidade esse ano, principalmente por conta da epidemia”, concluiu.
