O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) foi confirmado como candidato à reeleição na chapa encabeçada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para as eleições de 2026. A definição ocorre após um período de instabilidade política e dúvidas sobre a composição do grupo governista.
O impasse teve início em 20 de fevereiro, quando o senador Jaques Wagner (PT) afirmou que Geraldo permaneceria como vice. Dias depois, Jerônimo desautorizou a declaração e indicou que a chapa ainda não estava fechada, abrindo espaço para a análise de outros nomes. Desde então, mais de dez possibilidades foram ventiladas para a vaga.
Nos bastidores, reuniões e articulações tentaram consolidar o nome do atual vice. Um encontro realizado na última terça-feira (31), em Salvador, buscou encaminhar a definição, após sinalizações positivas dadas ao MDB, inclusive ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB). No entanto, uma intervenção do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que indicou resistência ao nome do vice-governador, voltou a gerar incerteza e adiou o anúncio.
O cenário foi agravado por desgaste recente envolvendo Geraldo, após relatos de que ele teria incentivado aliados a divulgar críticas a Rui em um grupo de WhatsApp. Mesmo diante das tensões, a confirmação encerra a indefinição sobre a vaga e mantém a composição da chapa com o MDB na base aliada.
