Haverá a troca da grama da Arena Fonte Nova no setor norte. A faixa do campo, localizado próximo ao “gol da ladeira”, costuma ser bastante castigada durante o inverno devido à falta de iluminação natural – pela baixa incidência do sol nessa época do ano e das chuvas típicas em Salvador.
Em apuração conjunta do Notícias da Bahia com o Canal Sou Mais Bahia, visando uma melhor manutenção do gramado, após o jogo amistoso do Bahia contra o City Torque, haverá o processo de troca para uma grama específica pro inverno.
“Existem sim as programações do gramado, na maioria delas elas são programações já previamente definidas, quando tem de fato a necessidade. O que a gente enfrenta nesse momento é o sombreamento do setor norte, que isso acontece no determinado período do ano, em média de abril até final de agosto, setembro, onde a gente tem o setor norte com a incidência de sombra, ou seja, não tem o sol no local”, explica Milena Andrade, gerente de Operações da Arena Fonte Nova, em entrevistas para imprensa após uma série de reclamações do treinador Rogério Ceni, em 2024.

O planejamento já está pronto, com os materiais preparados e o serviço previsto para ser iniciado a partir do dia 06 de julho (segunda-feira).
💡 Reforço na iluminação artificial para manutenção do gramado

Além da troca do gramado, a Arena Fonte Nova vai reforçar o uso do sistema SGL. São máquinas com luzes artificiais, que simulam a incidência do sol nas partes do gramado onde existe maior presença de sombra.
“Por isso que a gente adota o uso das SGLs, que é a iluminação artificial suplementar, para poder ter uma luz no local. Em paralelo também é feito o período das sementes de inverno, as adubações também de forma proporcional para que a gente tenha o norte também de forma equilibrada com o restante do gramado”, destaca Milena.
Esse processo de troca ocorre há mais de duas temporadas consecutivas e já está previsto no cronograma de cuidado do gramado da Fonte Nova.
🌱 Gramado híbrido na Arena Fonte Nova
Por exigência da FIFA, para realização da Copa do Mundo Feminina em 2027 – e Salvador será cidade-sede do torneio, o gramado da Arena Fonte Nova precisará ser adequado para o modelo híbrido. Esse formato mistura a grama natural com filamentos de grama sintética, dando maior uniformidade visual e resistência ao piso de jogo.
A informação foi divulgada incialmente pela jornalista Gabrielle Gomes, da TV Bahia e confirmada pela apuração conjunta do Notícias da Bahia com o Canal Sou Mais Bahia.
➡️ Confira a seguir, mais detalhes apurados pela reportagem:
- Ainda não houve a contratação da empresa que irá realizar a instalação dos filamentos de grama sintética, que deve ocorrer após o fim da Copa do Mundo masculina. O planejamento é que o serviço seja realizado a partir do mês de dezembro, quando encerra o atual calendário de jogos;
- O processo de instalação é feito em até duas semanas, ou menos, e não atrapalhará o calendário de jogos e eventos na Fonte. Inclusive, podem até instalar durante os jogos da próxima temporada, mas isso demandaria um custo maior na operação;
- Não haverá a remoção do gramado atual, trocado totalmente durante o meio da temporada 2025. O que ocorrerá é uma costura de filamentos sintéticos na grama natural;
- O gramado híbrido na Fonte Nova já era “estudado” pelo consórcio FNP, juntamente com o Bahia, desde 2024. Contudo, a exigência da FIFA para o Mundial Feminino no Brasil tirou o desejo do papel;
- Assim como o gramado da Arena Corinthians e Maracanã, os campos utilizados nesta Copa do Mundo também são híbridos. Eles preenchem mais o campo, dando uma maior uniformidade e resistência ao piso de jogo;
- Na instalação, um maquinário passa pelo gramado, costurando os filamentos sintéticos na terra (entre 10 e 17 cm de profundidade e ficando 2 cm acima do natural).
