Início Bahia Bahia investiga sete casos suspeitos de intoxicação por metanol

Bahia investiga sete casos suspeitos de intoxicação por metanol

Foto: Adob Stock

Sete pessoas deram entrada no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, com suspeita de intoxicação após consumirem bebida alcoólica possivelmente adulterada, em uma festa de noivado. O caso foi confirmado na noite desta segunda-feira (29), pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em conjunto com a prefeitura do município.

Segundo as autoridades de saúde, os pacientes seguem internados, sob observação médica, e recebem atendimento contínuo. Assim que a situação foi identificada, os protocolos de emergência para casos de intoxicação foram imediatamente colocados em prática pela unidade hospitalar.

A ocorrência mobilizou diversos órgãos estaduais e municipais. A investigação está sendo conduzida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA) e pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com apoio da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Exames laboratoriais serão realizados para confirmar a substância ingerida. Caso seja constatada a presença de metanol, substância altamente tóxica, os pacientes poderão receber o antídoto específico, conforme avaliação médica. As circunstâncias do consumo da bebida seguem sob apuração.