Início Bahia Bahia terá mais empregos no setor de petróleo, anuncia Augusto Vasconcelos

Bahia terá mais empregos no setor de petróleo, anuncia Augusto Vasconcelos

Foto Setre

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, destacou o potencial de geração de empregos com os novos investimentos da Petrobras na Bahia.  5 bilhões para ampliação da extração de petróleo, incluindo contratação de novas sondas, o que deve criar cerca de 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Além dos investimentos da Petrobras, foi apresentado o projeto de instalação de uma refinaria privada em Alagoinhas. Vasconcelos ressaltou a parceria do governo estadual com empresas do setor para qualificar mão de obra e garantir que as oportunidades beneficiem os trabalhadores baianos: “Estamos promovendo qualificação profissional para que nossa população seja aproveitada nesse novo ciclo de desenvolvimento”.

O encontro também discutiu a retomada da indústria naval, com as encomendas de barcaças mineraleiras pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe. O equipamento, que chegou a empregar 7 mil pessoas antes de ser fechado durante a Lava Jato, agora busca se reerguer e expandir para a produção de embarcações de médio e grande porte. “Estamos revigorando nossa capacidade naval com esforço coletivo”, afirmou o secretário.

Participaram da reunião o deputado Radiovaldo Costa, a gerente-geral da Petrobras na Bahia, Vânia Legrand, o diretor do SENAI Bahia, Evandro Mazo, e o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos. Os investimentos reforçam a posição da Bahia como hub energético e industrial, com impactos positivos na geração de emprego e renda em diversos setores da economia.