Por Redação – Foto ANSA/AFP

Diversos militares armados, liderados pelo ex-comandante do exército boliviano, Juan José Zuñiga, invadiram nesta quarta-feira (26) o prédio do governo onde o presidente do país, Luis Arce, estava reunido com todo o seu gabinete.
Imagens transmitidas ao vivo pela emissora Telesur mostram um veículo militar blindado forçando a porta principal do edifício, enquanto Zuñiga entra no local acompanhado por soldados com os rostos cobertos. Antes da invasão, o ex-comandante fez uma declaração pública em uma praça de La Paz, exigindo a renúncia de Arce e de todo o governo do país.
O mandatário escreveu, em seu perfil em uma rede social, que “A democracia deve ser respeitada”.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio do presidente Luis Almagro, condenou as ações dos militares bolivianos e manifestou solidariedade ao chefe de Estado.

“Condenamos da forma mais contundente a ação do exército boliviano. Expressamos nossa solidariedade ao presidente Arce. A comunidade internacional e a OEA não tolerarão qualquer forma de perturbação da ordem constitucional legítima na Bolívia ou em qualquer outro lugar”, afirmou Almagro.

*Com informações da ANSA