O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8) uma mobilização emergencial para o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares à Venezuela. A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo amenizar a grave crise enfrentada pelo sistema de saúde do país vizinho após ataques militares ocorridos no último sábado (3).
De acordo com o governo brasileiro, a ofensiva atingiu o principal centro logístico de distribuição de medicamentos da Venezuela, comprometendo o acesso da população a tratamentos essenciais. Com a destruição da estrutura, milhares de pacientes ficaram sem assistência médica básica.
A prioridade inicial da ajuda humanitária será o atendimento a pessoas com insuficiência renal. Na primeira etapa da operação, 40 toneladas de materiais serão enviadas para atender cerca de 16 mil pacientes que dependem de sessões regulares de hemodiálise e estão atualmente sem suporte adequado.
Entre os itens incluídos na remessa estão filtros de diálise, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções específicas para o funcionamento dos equipamentos e medicamentos de uso contínuo. Parte do material foi doada por hospitais universitários e instituições filantrópicas de diversas regiões do Brasil.
Toda a carga está sendo reunida no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo. De lá, os insumos seguirão para a Venezuela conforme o cronograma logístico definido pelas autoridades brasileiras.
