Por Felipe Anjos – Foto Rafael Ribeiro/CBF

Na sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo 2026, o Brasil venceu o Equador na noite desta sexta-feira (06), no estádio Couto Pereira pelo placar de 1 a 0, com um gol de Rodrygo, subindo para a quarta colocação.

A Seleção Brasileira precisava vencer para espantar a má fase de quatro jogos sem vitórias nas eliminatórias e enfrentou o Equador, que estava há cinco jogos sem perder na competição e ocupava a quinta colocação com oito pontos.

Dorival Júnior teve problemas para escalar a equipe. Com as lesões de Pedro e do zagueiro Éder Militão, que acabaram sendo cortados, o treinador teve que utilizar novamente Rodrygo como falso 9, e a estratégia deu certo, pois aos 30 minutos de jogo, o Raio  como foi apelidado o camisa 9 da seleção, fez o gol que definiu a partida.

Destaques

Apesar de uma partida com pouca criação pelos dois lados, Rodrygo foi o que mais tentou jogadas no ataque. Já André, o volante ex-Fluminense, dominou o meio de campo, controlando tanto a saída de bola quanto os desarmes e a criação de jogadas.

Dependência de Neymar

Hoje, o craque brasileiro está lesionado. Assim, em termos de criação de jogadas ofensivas, a seleção fica muito carente sem o camisa 10. Neymar é o jogador com mais assistências da história da Seleção Brasileira.

Vinícius Júnior

Vini foi novamente abaixo do que se espera dele. Apesar de criar algumas oportunidades no primeiro tempo, o camisa 7 ficou novamente preso no lado esquerdo e não conseguiu render o esperado.

Estreias

O jogo ficou marcado pelas estreias de Luiz Henrique e Estêvão com a camisa da seleção. O camisa 7 do Botafogo foi titular, se apresentou para o jogo e conseguiu se destacar positivamente. Já Estêvão  conseguiu criar uma grande oportunidade para Vinícius Júnior, fazendo uma ótima estreia como o quinto jogador mais jovem a entrar em campo com a camisa da Seleção Brasileira.

Tabela e o próximo compromisso

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (10), às 21h30, para encarar a Seleção do Paraguai para tentar engatar a segunda vitória consecutiva. Agora, o Brasil ocupa a quarta colocação com 10 pontos, quatro a mais que o Paraguai, que está na sétima colocação.

Matéria em atualização.