Por Cecília Tito

Nessa sexta-feira (06/09) aconteceu a 39º Feira de Artes, mais conhecida como Arte na Praça, em Brumado. O evento faz parte de uma iniciativa privada que partiu dos próprios artesãos expositores do Mercado Municipal de Artes e acontece na primeira sexta-feira do mês, oferecendo ao público produtos artesanais e comidas típicas da região.

Para as pessoas que estavam apresentando as suas artes, a feira significa uma oportunidade de mostrar à comunidade seu trabalho. Além da exposição dos produtos típicos da região, como: doces, bolos e guloseimas e artesanatos, o projeto Arte na Praça também contou com a apresentação do artista Arlindo Polvinthai.

Nessa edição o evento fez uma parceria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para um Comício Literário, do qual os alunos defenderam e fizeram campanha para três autores concorrentes a “Prefeitura Literária do Campus XX”. Os autores escolhidos foram Ariano Suassuna, Graciliano Ramos e Clarice Lispector, todos de extrema importância para a literatura brasileira. Esse projeto faz parte da creditação curricular, mais conhecida como Curricularização da Extensão, tornando as atividades de extensão parte dos currículos dos cursos de ensino superior.

Para a Dra. Heurisgleides Teixeira, docente do campus XX, “a curricularização da extensão é uma proposta de trabalho que visa dar protagonismo aos alunos, de modo que eles sejam os principais agentes de contato entre a universidade e a comunidade. É por meio das ações de extensão que a universidade consegue atingir seu objetivo de difundir os conhecimentos científicos para a sociedade.”

As atividades dos estudantes para a comunidade tem como objetivo aproximar o público para a universidades, segundo a professora “Aproveitamos o contexto da eleição municipal deste ano para realizar uma atividade capaz de engajar as pessoas que já vão à feira de arte e cultura na praça do Jurema, divulgando conhecimentos literários e o curso de Letras do campus XX. Trata-se de um contato que pode render outros frutos no futuro junto à sociedade brumadense.”

A coordenadora do Colegiado de Letras no campus, garante que “o protagonismo discente é a peça-chave da ação, pois cabe às/aos estudantes direcionar as formas pelas quais a Curricularização da Extensão será efetivada. A participação das pessoas presentes na praça foi expressiva e votaram com grande entusiasmo” concluiu.

Além dessa parceria, a UNEB Campus XX já levou alunos do Ensino Médio para oficinas de leitura e para o projeto CineUneb, todos voltados para a aproximação da população para a universidade, tornando o local aberto a comunidade local.

Confira: