O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), falou sobre os resultados da pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgados nesta quinta-feira (31), onde aponta o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) liderando as intenções de voto para o governo da Bahia nas eleições de 2026.
Durante a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil Anival Razoni Figueiredo, no bairro de Dom Avelar, Bruno Reis destacou os índices da pesquisa e rebateu críticas do PT. “A desaprovação do governo que é o que tem de mais importante. Na pesquisa, quero lembrar que ao me reeleger eu tinha 78% de aprovação, não era 51% de reprovação. Não conheço um gestor que conseguiu se reeleger tendo uma desaprovação maior que aprovação. Vocês estão convidados aí a fazer as pesquisas”, disse.
No primeiro cenário do levantamento, ACM Neto aparece com 53,5% das intenções de voto. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) soma 28,1%, seguido por João Roma (PL), com 6,1%, e Kléber Rosa (PSOL), com 1,3%.
Bruno Reis afirmou que os números refletem dados de pesquisas internas. “Então eu vou me concentrar apenas nesses dados, porque os demais confirmam as pesquisas internas que nós temos. Inclusive, semana passada eu antecipei a vocês que qualquer instituto, qualquer pesquisa que seja feita na Bahia, a diferença era essa aí de 25% a 30%. Mas vamos nos concentrar na desaprovação, que é o que a gente está vendo nas ruas”.
O prefeito também criticou a gestão estadual: “Infelizmente, da falta de governo, de decisão, de gestão, de comando, que hoje é a postura do atual governador. Então, pesquisa é isso, reflete o sentimento da população e esse”.
A pesquisa ouviu 1.620 eleitores em 66 municípios baianos entre os dias 25 e 29 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
