Início Política Bruno Reis critica medida de Trump e afirma: “quem comemora um tarifaço...

Bruno Reis critica medida de Trump e afirma: “quem comemora um tarifaço como esse está maluco”

Prefeito Bruno Reis explica prazo para revisão do PPDU - Foto Jesus Souza

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), afirmou nesta quinta-feira (31) que as novas barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil podem agravar a crise econômica no país e afetar diretamente setores produtivos, como o agronegócio. A declaração foi feita durante a inauguração de uma unidade de ensino infantil no bairro de Dom Avelar.

“A gente lamenta tudo isso que está ocorrendo. Situação muito ruim para o Brasil, essa instabilidade, essa guerra. É muito difícil. Um cenário como esse, alguém abrir um novo negócio, alguém fazer um investimento. Isso vai gerar recessão, crise econômica, dificulta a vida de nós gestores porque a gente está vendo a arrecadação andando de lado, não se confirmando”, afirmou.

Bruno Reis disse esperar que o país retome a estabilidade nas relações internacionais. “A gente espera que haja discernimento, que todos possam convergir para um único objetivo, que é pacificar as relações do Brasil com os outros países do mundo, e que o presidente Lula possa ter paz para governar e, com isso, o país possa sair de uma crise que já se instala desde 2014. São 11 anos no extremismo, na turbulência que ninguém aguenta mais. Isso tem prejudicado o Brasil. Então, a gente espera que o bom senso prevaleça e que tudo possa ser resolvido e haja uma pacificação para o bem do país.”

Questionado sobre a tese de que a taxação poderia reduzir o preço de alimentos no mercado interno, o prefeito respondeu: “Pode ser que um ou outro tenha uma redução, mas se você for ver o que a gente vai ter de desemprego, o que a gente vai ter de diminuição do crescimento econômico. Eu digo sempre, o maior programa social de qualquer governo é crescimento econômico e desenvolvimento.”

Bruno Reis também mencionou impactos para a economia do Vale do São Francisco, sua região de origem. “Vocês sabem, eu sou do Vale. Hoje há risco de prejuízo de quase 180 milhões de dólares. São mais de 2.500 contêineres de manga que não podem ser exportados para os Estados Unidos. Imagine o prejuízo que todo o setor agro terá. Lá, há cidades com pleno emprego graças à agricultura irrigada. Agora, toda essa safra está ameaçada.”

O prefeito criticou a politização da medida. “Quem comemora um tarifaço como esse está maluco, surtou, está colocando a política à frente dos interesses do povo. Infelizmente, consequência dessas brigas políticas que eu sempre condonei, vocês sempre sabem disso, então mantenho aqui minha postura desde sempre. Nunca fui de direita nem de esquerda, nunca topei qualquer tipo de radicalismo. Disse que meu compromisso era com o povo, com o trabalho, com resultados, com entregas. E foi justamente por isso que talvez eu tenha tido o desempenho que tive, chegando a quase 80% dos votos na nossa cidade.”