Por Redação – Foto Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está discutindo o calendário da temporada 2025. A reunião para abordar esse tema ocorreu na segunda-feira (27), entre os membros da Comissão Nacional de Clubes, que inclui representantes das quatro divisões do Brasileirão.

Segundo o Uol Esportes, a discussão foi motivada pelo novo formato do Mundial de Clubes, que começará no próximo ano. O torneio ocorrerá entre junho e julho, nos Estados Unidos.

Atualmente, três equipes brasileiras estão confirmadas: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Essa novidade pode obrigar a CBF a interromper temporariamente o calendário.

Uma possibilidade em discussão é ajustar o calendário da Copa do Brasil. Uma sugestão seria iniciar o torneio mais tarde e realizar as partidas das fases iniciais, sem os times da Libertadores, durante o período do Mundial. No entanto, essa opção é considerada complicada.

O futuro dos campeonatos estaduais também está sendo debatido. No entanto, os dirigentes são pessimistas quanto à capacidade de negociação com a presidência da CBF e as federações para uma redução significativa.

A comissão de clubes é composta por cinco representantes da Série A (Atlético-GO, Fluminense, Fortaleza, São Paulo e Internacional), dois da Série B (Botafogo-SP e Coritiba), um da Série C (Volta Redonda) e um da Série D (ASA-AL).

Os clubes devem se reunir novamente em três semanas. Quando um assunto é discutido na comissão de clubes, ele é posteriormente apresentado aos demais clubes, especialmente quando há uma proposta definida sobre o tema.