Por Redação – Foto Dinho Souto

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), ressaltou a importância do piso salarial do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional aprovado na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30). O Projeto de Lei 988/15, fixa o piso salarial desses profissionais em R$ 4,650 mil mensais para uma jornada de 30 horas por semana.

“A fisioterapia se faz presente tanto para prevenir enfermidades quanto para tratar inclusive agora, com covid-19 demarcando as consequências dessa doença ainda no corpo de milhares até de pessoaas. Valorizar o emprego, valorizar o salário da terapia, da enfermagem, das terapeutas ocupacionais, são fundamentais tanto do ponto de vista do financiamento da saúde quanto do ponto de vista do empoderamento econômico das mulheres na sociedade brasileira”, pontuou Lídice da Mata

Agora o PL 988/15 vai pra análise da Comissão de Trabalho (CT) da Câmara. Lídice lembra a grande presença da mulher nessas categorias e também na faixa da pobreza social e reforça a importância do aperfeiçoamento do piso salarial dos agentes do Sistema Único de Saúde (SUS)

“A mulher está na base da pobreza brasileira, especialmente as mulheres negras, também muito presentes nessas categorias e valorizar esses profissionais é também empoderar mais salarialmente as mulheres brasileiras. Este salário vai permitir que esses profissionais tenham mais qualidade de vida, possam se dedicar também às suas famílias. O SUS salva vidas e é preciso que esse sistema único de saúde seja fortalecido financeiramente também na mão de obra”, defendeu a deputada.