Por Maria Cecília Freire – Foto: Reprodução DW

Sabemos que os livros disputam um espaço muito grande com as redes sociais, mais é possível dedicar mais tempo para leitura e ter prazer durante o processo. Fazer um cronograma, criar metas ou participar de leituras coletivas, fazem parte do desenvolvimento do bom hábito de leitura, uma vez que consideramos alguns desses atos como atividades prazerosas.

Hábitos são formados de um mesmo jeito, através do que chamamos de loop de recompensa. Nesse sentido, seu cérebro estabelece o hábito com algum feedback específico. Uma vez que a atividade e feedback prazerosos estão ligados e seu cérebro forma um hábito. Mas por que essa história de “loop de recompensa”?

É necessário entender que deve-se associar livros e textos a sentimentos prazerosos.

Comece com livros simples: livros dentro da sua zona de conforto vão te ajuda a se sentir mais confortável lendo. Os contos também podem ser uma ótima opção, pois são narrativas curtas que, em geral, envolvem apenas um conflito. Por isso, são mais fáceis, levam menos tempo e vão preparar você para o estilo e o ritmo de um novo autor.

Ajuste um horário para ler: pode ser antes de dormir, no transporte público ou mesmo em seu horário de almoço. O importante é não se esquecer que para formar hábitos é preciso disciplina. Aplicativos de controle de tempo podem te ajudar, como Forest e Pomodoro.

Leve um livro com você, seja físico ou no celular, quando precisar esperar em um consultório ou o sono demorar para aparecer, alimente seu hábito progressivamente.

Leitura coletiva: ler com mais pessoas pode ser além de prazeroso, mais divertido já que conversar com outras pessoas pode fazer você olhar a narrativa daquele livro de forma diferente, além de que grupos de leitura geralmente possuem cronogramas para leitura.

Livros podem ser um ótimo meio de distração e somos transportados para diversos mundos através da leitura, unindo aprendizado e entretenimento, além de estimular o cérebro à concentração e melhorar a escrita, bem como a interpretação de texto e o desenvolvimento do senso crítico. Faça um compromisso consigo mesmo e siga seus horários para leitura, assim descobrirá um novo universo de braços abertos para te receber.