Por Felipe Anjos – Foto Leto Ribas/CBF

A Copa do Mundo de Futsal começa neste sábado (14), no Uzbequistão, e vai contar com a presença de diversos craques, a exemplo do português Ricardinho, maior vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo da modalidade, em seis oportunidades.

O Brasil busca o sexto título da competição, o que a manteria com folga como a maior vencedora do torneio. A equipe verde e amarela caiu no Grupo B, ao lado da Croácia, Cuba e Tailândia.

Dos adversários, a Croácia é vista como a mais forte. Invicta neste ano, os europeus têm três vitórias em seis jogos neste ano, além de 10 gols feitos. O grande problema, por outro lado, é a defesa: em todos os jogos eles tomaram pelo menos um gol.

Cuba, por sua vez, é considerada a seleção mais fraca do grupo. Neste ano, perderam todos os três jogos que fizeram, sendo o “melhor resultado” foi a goleada sofrida por 6×1 para a Venezuela. Os caribenhos não jogavam uma partida oficial desde setembro de 2016, quando perderam para a Rússia por 7×1.

Já a Tailândia vem embalada pela segunda colocação da Copa Asiática, quando chegou à final. No entanto, perdeu a decisão para o Irã por 4×1. Por outro lado, ganhou todos os jogos até chegar o último jogo. Nos amistosos preparatórios, venceu dois dos três jogos.

Outras seleções para ficar de olho

Atual campeã da competição, Portugal conta tem o melhor jogador da atualidade, Ricardinho. Em 2024, os portugueses venceram dois jogos por placares elásticos (9×0 sobre Cuba e 6×1 sobre a Costa Rica), porém, empataram outros dois e perderam para a Ucrânia.

A Argentina, atual vice campeã do mundo e da Copa América, é outra equipe que promete vir forte. Os “hermanos” eliminaram o Brasil na última Copa do Mundo na semifinal, vencendo por 2×1, mas perderam na decisão.

Como chega o Brasil

A Seleção Brasileira é a atual campeã da Copa América e vem como a grande favorita. Neste ano, a equipe venceu todos os jogos. Contando os amistosos preparatórios a Copa América, a Seleção tem 40 gols em oito jogos em 2024.