Por Redação – Foto Reprodução

 

A Coreia do Sul anunciou planos para suspender completamente um acordo militar firmado com a Coreia do Norte em 2018, em resposta ao recente envio de centenas de balões contendo lixo ao território sul-coreano por Pyongyang. A decisão foi comunicada pelo Conselho de Segurança Nacional de Seul nesta segunda-feira (2).

No ano passado, Seul já havia suspendido parcialmente o acordo depois que a Coreia do Norte lançou um satélite espião em órbita, elevando as tensões na península coreana. Agora, o Conselho de Segurança Nacional recomendou ao governo “suspender com todos os efeitos” o Acordo Militar de 19 de setembro, “até o retorno da confiança mútua entre as duas Coreias”.

A provocação mais recente da Coreia do Norte envolveu o envio de quase mil balões carregando sacos de lixo, incluindo bitucas de cigarro e possíveis fezes, como represália aos balões com propaganda anti-regime que ativistas sul-coreanos têm enviado ao Norte. Essas ações de ambos os lados têm intensificado a já frágil relação entre os países vizinhos.

O acordo de 2018 foi um marco importante, destinado a evitar confrontos militares acidentais e promover a paz na península coreana.

Autoridades sul-coreanas afirmaram que a suspensão do acordo permanecerá em vigor até que haja um restabelecimento da confiança entre os dois países. O Conselho de Segurança Nacional de Seul sublinhou a necessidade de um ambiente de confiança mútua para avançar em qualquer tipo de negociação ou cooperação futura.