Coronel e o novo orçamento secreto
Talvez o Brasil não tenha jeito mesmo. Por mais que surja um Flávio Dino da vida, sempre haverá vários Angelo Coronel no Congresso. E aí, é uma luta entre Davi e Golias, mas sem a mão do roteirista da vida. Congressistas atrasaram a votação da Lei Orçamentária Anual de 2025, para darem um jeitinho de camuflar o uso do maldito orçamento secreto. Aquele bilionário dinheiro público chamado de emenda. O descontrole do uso do mecanismo teve início após a derrubada de Dilma. Temer abriu as pernas, opa, quis dizer os cofres e com Bolsonaro cresceu tanto que se tornou um monstro quase impossível de combater.
Coronel e o novo orçamento secreto II
Agora vejam, todos sabem de onde vem o dinheiro, mas ninguém sabe para onde vai a maior parte dessa verba pública. No dia da votação da LOA, o senador Angelo Coronel bradou; “Emenda só poderá ser cancelada com a assinatura do proponente. Essa coisa de cancelar emenda sem ouvir o autor acaba nesta tarde”. Essa gente não se importa em prejudicar o Brasil para conseguir o que querem. Primeira mentira contada para justificar o atraso é que estavam estudando a LOA. Estavam na verdade era apertando o pescoço do presidente Lula. A única verdade é quando dizem que estão negociando. É isso mesmo. Negócios. De interesse particular. Mas são negócios. Pensem num absurdo, isso é o Brasil.
Bem feito para Lula

Essa tal conversa da governabilidade que Lula trouxe já no primeiro governo, se alinhando com cada figura para poder gerir o país, é o que criou o Brasil político que temos hoje. Uma classe política feroz que para votar uma pauta de interesse do povo é o maior sacrifício. Mas para votar por exemplo, a diminuição da pena de inelegibilidade é mais rápido que um raio. Lembremos que programas sociais do primeiro governo Lula só passou no Congresso porque o mensalão rolou solto. Dilma fechou a torneira e Eduardo Cunha fez ela sangrar e capotar do governo. E porque bem feito Lula? Horas, quem mandou fortalecer mais o centrão do que seus pares legítimos? O que os partidos de esquerda ganharam desde que o PT assumiu o governo? Tirando o PSOL que surgiu através de ex-petistas com desagravo ao PT, o resto pasta ao ponto de quase não terem representatividades em alguns legislativos do país. E são minoria em Brasília. O PcdoB bem sabe do que estamos falando. Quase bateu as botas.
Bem feito pra Rui?

Em 2026 pode ser mais um ano de muita dor de cabeça para o PT da Bahia. O desejo do ministro Rui Costa em disputar uma vaga no Senado se choca com a vontade de Angelo Coronel continuar no posto e que conta com total apoio do PSD nessa batalha. Desprezou uma aliada para colocar uma figura no Congresso que agora aperta Lula com mão de ferro enquanto faz afagos na oposição do governo baiano. Rui criou um monstro que agora quer derrotar. Agora é esperar os próximos passos para ver quem é quem na fila do pão.
João Roma 2026

O presidente do PL da Bahia, João Roma disse que a última vez que conversou com ACM Neto foi em dezembro de 2024 para discutir o cenário político da Bahia e encontrar as divergências entre ambos para sana-las. Roma também já se colocou como pré-candidato ao governo em 2026. Mesmo posto que interessa a Neto. Se juntos já será difícil derrotar Jerônimo Rodrigues que vem abocanhando prefeitos da base de Neto, separados então será quase um WO. Já dizia capitão Nascimento “O conceito de estratégia, em grego, strateegia…”
Anistia x STF

Em 2024, Marco Aurélio, ministro do STF, soltou Valter Lima Nascimento, o Guinho e André Oliveira Macedo, o André do Rap, dois perigosos traficantes da américa latina. Hoje o STF conduz com mão de ferro a situação dos presos do dia 8 de janeiro. Mantem presos pessoas que invadiram e depredaram a Praça dos Três Poderes em Brasília e busca por penas duras. De fato, quem participou ativamente dos atos do 8 de janeiro de 2023 merece punição. Mas são essas pessoas mais perigosas do que Guinho e Rap? E os militares envolvidos? Porque o STF não é valente com os militares na mesma forma dura que é com os presos dos atos de vandalismo em Brasília? Nesta questão João Roma tem razão quando questiona se o STF está usando as leis em benefício próprio. Tem caroço nesse angu.
Onde ACM Neto fracassou?

Do jeito que o governador Jerônimo Rodrigues anda conquistando apoio dos aliados do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o que sobrará para o candidato que estava eleito na maioria das pesquisas e foi derrotado nas urnas em 2022? Andam dizendo por aí que Neto pode até desistir da disputa pelo estado e tentar uma cadeira de deputado federal. O rapaz está mesmo entre a cruz e a espada. E agora com a possibilidade do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo cair nos braços de Jerônimo? Ronaldo nem precisa dar apoio diretamente para Jerônimo. Basta cruzar os braços para ACM em 2026, que abre um poço sem fundo na corrida eleitoral do ex-prefeito. Politicamente falando, o governador da Bahia tem feito por merecer continuar onde está. E ACM Neto também tem feito por merecer não sair de onde está.
Caloteiro da RMS

Tem uma certa cidade na região metropolitana de Salvador que tem um carma ruim gigantesco para o lado político. Houve um curto período que parecia que a cidade seria purificada. Mas infelizmente quis o destino que a santa purificadora fosse tirada do meio dos reles mortais e levada para o time dos anjos do senhor. Agora, um certo prefeito do ataca novamente a pobre cidade e quem prestou serviço para gestão. É tanto empresário com as mãos na cabeça desesperadamente sendo enrolado por esse prefeito. O dinheiro entra nos cofres da cidade. Para onde vai? Só Deus sabe e olhe lá pois a cidade não muda em nada. E nem paga seus prestadores de serviço. O que nos chateia é que a pobre cidade é maltratada tão perto do Ministério Público da Bahia. 2025, tantos mecanismos para facilitar a fiscalização dos fazeres público e mesmo assim nossa justiça é muito cega e lenta. Só são rápidos para receberem honrarias e reajustes salariais. Ai a justiça é justa.