Por Redação – Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Na noite de quarta-feira (6), o Bahia assegurou sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro ao vencer o Atlético-MG por 4 a 1 na Arena Fonte Nova, pela 38ª rodada. O Tricolor agora se prepara para reencontrar seu arquirrival, o Vitória, que conquistou o acesso como campeão da Série B. Com ambas as equipes, o clássico Ba-Vi retorna à elite em 2024, marcando o retorno do duelo que não ocorria há cinco temporadas.

O mais recente clássico Ba-Vi na Série A ocorreu em 2018, terminando em empate por 2 a 2 no Barradão, durante a 33ª rodada. O Vitória esteve à frente do placar em duas ocasiões, com gols do centroavante Léo Ceará. Contudo, o atacante Eric Ramires e o volante Nilton anotaram os gols para o time azul, vermelho e branco.

Ao longo do desenrolar do Campeonato Brasileiro de 2018, o Bahia encerrou a temporada na 11ª posição, acumulando 48 pontos e garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana. Por outro lado, o Vitória, com 37 pontos, acabou sendo rebaixado ao terminar na 19ª colocação.

Nos últimos cinco anos, Bahia e Vitória se encontraram em nove ocasiões, disputando partidas válidas pelo Campeonato Baiano e pela Copa do Nordeste.