Por Jesus Souza – Foto Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) provocou polêmica ao afirmar que o governo federal alimenta os estados do Nordeste com “migalhas”. Em uma declaração feita em 24 de maio, mas que viralizou nas redes sociais neste domingo (9), Gayer criticou a destinação de recursos como o Bolsa Família para a região.

Durante seu discurso, o deputado contou uma parábola sobre Josef Stalin, ex-primeiro-ministro da União Soviética, que teria depenado uma galinha e, posteriormente, conquistado a confiança da ave ao alimentá-la com migalhas. Segundo Gayer, essa seria uma metáfora para a estratégia da esquerda no Brasil. “Estão dando migalhas para uma população cada vez mais depenada”, afirmou, referindo-se ao Nordeste.

Gustavo Gayer fez essas declarações durante um evento que discutia os impactos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que visa instituir o Sistema Nacional de Educação (SNE). O deputado se posicionou contra a proposta. O evento foi transmitido pela Assembleia Legislativa da Bahia.