Uma enchente atingiu a região da fronteira entre o Nepal e o Tibete, na China, nesta quarta-feira (26), deixando ao menos 384 pessoas desaparecidas e 31 mortes confirmadas até o momento. Entre os desaparecidos, 341 são estrangeiros, segundo balanço divulgado por autoridades dos dois países.
A polícia local informou que 22 corpos foram recuperados e 88 pessoas foram resgatadas. No condado de Gyirong, no Tibete, um deslizamento atingiu uma passagem de terra entre os dois países. Já no Nepal, o distrito de Rasuwa foi um dos locais mais afetados.
Entre os estrangeiros desaparecidos estão oito sul-coreanos que trabalhavam em uma usina hidrelétrica na região. Outros dez sul-coreanos ficaram ilhados após a enchente repentina, segundo a agência de notícias Yonhap. O Nepal enviou uma equipe para participar das buscas, enquanto a Coreia do Sul planeja deslocar uma força-tarefa formada por funcionários do governo, bombeiros e policiais.
O administrador distrital do Nepal, Narendra Pariyar, alertou para a possibilidade de novos danos. “Pode haver muitas vítimas ou perda de bens”, disse. O primeiro-ministro do Nepal, Balendra Shah, informou que policiais e militares participam dos esforços de resgate. A causa da enchente ainda não foi identificada.
