Por Felipe Anjos – Foto: Tiago Caldas/ECBahia

O meio-campo Everton Ribeiro chegou ao Bahia, na temporada 2024, com a expectativa de ser o “Camisa 10” da equipe e elevaria o status tricolor. Até então, vem cumprindo com as expectativas, sendo decisivo no último Ba-Vi do ano, na Fonte Nova, e colocando o tricolor na parte alta da tabela.

O meia soma a marca de 45 jogos disputados pelo Bahia dos 47 realizados nesta temporada pelo clube – uma média de 66 minutos por jogo. E, mesmo aos 34 anos, vem se mostrando um jogador muito regular nas aparições em campo: ele tem 14 participações em gols na temporada, com cinco gols e nove assistências – um à menos que Biel, líder neste quesito.

Com ele, o Bahia tem uma média de 1,65 pontos por jogo no Campeonato Brasileiro, tendo ganho sete dos 38 pontos com gol ou assistência dele na Série A. O atleta é líder de assistências da competição ao lado de William do Cruzeiro, Scarpa do Atlético/MG, Pochettino do Fortaleza e Pedro do Flamengo – na Copa do Brasil, ele deu a assistência para o gol de Lucho Rodrigues que definiu o confronto contra o Botafogo.

Nos clássicos Ba-Vi, ele soma seis jogos, três gols e uma assistência, com uma média de 65 minutos para participar de um gol. Contra o Grêmio, no último sábado (17), mesmo sem treinar a semana inteira, Everton Ribeiro jogou por 63 minutos nos 2×0 que recolocaram o Bahia no G-6 da Série A.