Por Redação – Foto: João Ubaldo/ Ascom Sudesb

Neste domingo (10), no estádio de Pituaçu, em Salvador, serão conhecidas as equipes campeãs da Copa Loreta Valadares de futebol feminino. As finais acontecerão com o confronto entre Vitória e CFFB pela categoria sub-17 às 13h, seguido pela final adulta entre As Misturadas e Revelação às 15h30. A competição, que teve início em 22 de outubro, contou com a participação de 24 equipes de Salvador e da Região Metropolitana.

Com acesso liberado a partir das 12h do domingo e entrada franca, a programação inclui uma homenagem às Pioneiras do futebol, com uma partida agendada para ocorrer às 14h30, antecedendo a final da categoria adulta.

Organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a segunda edição da Copa Loreta Valadares contou com a presença de equipes novatas até outras com maior organização e história no futebol feminino.
Durante a competição, todos os jogos da categoria sub-17 foram disputados no Centro de Treinamento do Estádio Manoel Barradas (CT Barradão), enquanto os da categoria adulta aconteceram nos finais de semana, de outubro a dezembro, no estádio de Pituaçu.

Loreta Valadares

Nascida em Porto Alegre (RS) em 1943, Loreta Kiefer Valadares foi uma feminista e ativista. Durante a ditadura, enfrentou prisão política e exílio, retornando ao Brasil em 1980. Nesse período, ela se tornou professora de Ciência Política na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, onde permaneceu até sua aposentadoria.

Loreta, professora e militante, faleceu em 2004, após uma árdua batalha contra sérios problemas cardíacos decorrentes das torturas sofridas durante o regime militar. Apesar da tragédia, sua trajetória de 61 anos deixou um significativo legado, contribuindo de maneira essencial para o movimento de mulheres e para a luta em prol da conquista e garantia dos direitos humanos no país.