Por Victor Razoni – Foto Reprodução

Há exatamente uma década, em 13 de junho de 2014, o atacante Robin van Persie, então jogador do Manchester United marcou um dos gols mais memoráveis da Copa do Mundo de 2014, na Arena Fonte Nova.

No final do primeiro tempo, com a Holanda perdendo por 1 a 0 para a Espanha, Daley Blind lançou a bola do meio-campo nas costas de Sergio Ramos. O atacante, mais ágil que o defensor, alcançou a bola primeiro e, ao perceber o goleiro Iker Casillas adiantado, cabeceou de cobertura para marcar um dos gols mais bonitos de todas as copas.

O gol levou as equipes para o intervalo empatadas em 1 a 1. No segundo tempo, os holandeses dominaram a partida, ampliando com mais um gol de Robin van Persie, dois de Arjen Robben e um de Stefan de Vrij, resultando em uma vitória convincente por 5 a 1.

A Holanda avançou para as semifinais, onde foi derrotada nos pênaltis por 4 a 2 pela Argentina, após um empate sem gols no tempo regulamentar. Na disputa pelo terceiro lugar, venceu o Brasil por 3 a 0. Por outro lado, a Espanha foi eliminada na primeira fase, perdendo para o Chile por 2 a 0 e vencendo a Austrália por 3 a 0, terminando em terceiro lugar no Grupo B.