Assim como o presidente Lula (PT), durante seu pronunciamento em rede nacional, o governador Jerônimo Rodrigues celebrou o 7 de Setembro destacando a importância da democracia, da liberdade e da soberania nacional.
As falas do governador aos jornalistas ocorreram durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras, no bairro do Campo Grande, em Salvador, nesta segunda-feira.
“A memória de um povo se dá com a repetição de algumas coisas, mas com muita clareza do que nós entendemos por isso. Isso aqui não é um ato mecânico, a gente hasteia uma bandeira, escuta o hino, vê os desfiles”, iniciou.
“A vinda de cada grupo aqui, seja de escola, de militares, seja de movimentos, que vem caminhando pela avenida, é a memória nossa que passa nas pessoas que desfilam, e a memória da resistência, a memória de luta por uma liberdade que nós, brasileiros, tivemos grandes dificuldades no início do país, em termos da nossa autonomia, nossa soberania”, destacou Jerônimo.
Ao lado do prefeito Bruno Reis (União), Jerônimo abriu oficialmente o desfile da Independência do Brasil por volta as 9h. De acordo com a PM-BA, mais de mil componentes da corporação participam do desfile cívico-militar na capital baiana.
“A presença do governador aqui não é do Jerônimo simplesmente, é do governador, é uma figura institucional que vem trazer, juntamente com o prefeito municipal, junto com as forças de segurança da União, nosso Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, todos aqui dentro emanados para garantirmos a proteção da soberania e da democracia nacional”, concluiu.
