Por Redação – Foto Fernando Vivas/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou ao lado da ministra da Igualdade racial, Anielle Franco, nesta quarta-feira (19), ações para o desenvolvimento do empreendedorismo negro, da cultura afro e indígena baiana, e para a educação que integram a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial.

Jerônimo falou da preocupação com os povos tradicionais através de estratégias adotadas pelo seu governo. “Apresentamos à sociedade hoje a nossa preocupação com uma política para os povos tradicionais, de terreiro, povos originários, através de um conjunto de programas e estratégias políticas do estado da Bahia, que inclui segurança pública, geração de renda e educação, a partir da parceria entre os governos federal, estadual e municipais”, afirmou o governador.

Em seu discurso a ministra Anielle falou sobre a necessidade das políticas públicas chegarem à base para dar vida digna ao povo. “As políticas públicas precisam chegar à base. E é por isso que a gente está aqui, para firmar essa parceria e para dar vida digna para o nosso povo”, comentou Anielle que é irmã da vereadora assassinada, Marielle Franco.

Uma das iniciativas da Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial também envolve a construção da rede de lojas colaborativas (Afro Colab), que serão instaladas em estações de metrô, aeroportos, rodoviárias e shoppings. O trabalho será uma parceria entre a Sepromi, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

No setor de habitação, a comunidade quilombola Rio dos Macacos, de Simões Filho, foi uma das beneficiadas com o Edital, para construção de 80 unidades habitacionais. Serão R$ 8 milhões investidos na construção de casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, solução de água e energia elétrica. A Sepromi e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), serão as pastas que irão conduzir as obras.