Por Redação – Foto Feijão Almeida/GOVBA

No ano de 2023, o Governo do Estado concedeu 748 promoções a professores das universidades estaduais (Uneb, Uesf, Uesb e Uesc). Os avanços na carreira resultaram em ganhos médios variando entre 7,83% e 9,69% para os docentes do magistério superior, dependendo do cargo. Essas medidas geraram um impacto econômico de R$ 10,4 milhões para os cofres públicos em 2023 e de R$ 17,1 milhões em 2024.

A política de RH do Estado fica a cargo da Superintendência de Recursos Humanos, subordinada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). “A quantidade de promoções de docentes do magistério superior foi possível pela publicação da Lei 14.565, editada pelo Governador Jerônimo Rodrigues, em maio de 2023, que remanejou o quadro de vagas e permitiu promover mais profissionais da educação”, explica Edelvino Góes, secretário da Administração.

No ano passado, as promoções contemplaram professores assistentes, adjuntos e titulares, integrantes das quatro universidades públicas estaduais: Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Apesar dos avanços terem beneficiado todos os cargos do magistério superior, 90% das promoções foram concentradas nos cargos mais altos da carreira (professor adjunto, titular e pleno), que exigem maior nível de graduação (doutorado) e possuem maiores remunerações.